sábado, 6 de abril de 2013

REGRAS DO TORNEIO DE BILHAR

  Bom dia

 A todos os participantes e seguidores deste blogue aqui vamos deixar as regras do torneio de bilhar ,´as quais podereis aceder e consultar , quem quiser tambem as poderá consultar na sala de bilhar pois estão afixadas.
  Voltamos a relembrar que hoje se procede ao sorteio do torneio e pedimos a vossa preciosa comparência, para depois prosseguimos com o calendário e agendação dos jogos.
  A  todos pedimos que joguem sempre com FAIR PLAY.



Até breve.


Regras do Torneio de Bilhar Snooker
1.   Para decidir a tacada de abertura, os jogadores deverão tacar uma bola de jogo ao mesmo tempo da tabela de saída à tabela oposta com retorno à tabela de saída outra vez. Ao jogador que colocar a bola mais perto dessa tabela, caberá a tacada para início de jogo. Se algum dos jogadores bater com a bola nas tabelas laterais perderá o direito a sair. Se os dois tocarem, será repetida a tacada.

2.   Na tacada de abertura, a bola branca poderá ser colocada em qualquer parte da superfície denominada por meia-lua.

3.   A tacada de saída só será válida quando a pancada fizer tocar nas tabelas pelo menos três bolas de jogo. Caso isso não aconteça, terá que ser dada nova tacada pelo outro jogador.

4.   No caso de ser embolsada a bola 8 na tacada de abertura, independentemente de entrarem bolas de jogo ou não, a tacada também será repetida mas pelo mesmo jogador.

5.   Se forem embolsadas bolas na tacada de abertura junto com a bola branca, apesar de sair a bola da série que entrou, o jogo já fica escolhido. Caso entrem bolas das duas séries, sai a bola que entrou primeiro e permanece embolsada a bola da outra série que passa a pertencer ao adversário.

6.   Se não for escolhida série na tacada de saída e até que essa situação aconteça, é permitido aos jogadores jogarem com uma bola de uma série à outra, excepto a bola 8.

7.   Em caso de falta susceptível de sacar bola de jogo previamente embolsada, a mesma terá que ser colocada dentro da linha de triângulo.

8.   Entende-se por superfície de jogo, toda a área da mesa coberta por pano (tabelas incluídas).

9.   A jogada de salto (jump) só é permitida quando a bola branca for tacada no seu hemisfério superior.

10.                    Não é permitida a tacada denominada de “carrada”.(situação em que a sola do taco ainda está em contacto com a bola branca quando esta bate numa bola de jogo).

11.                    Quando não há séries escolhidas, o jogador não pode jogar directamente à bola 8 para embolsar outra bola.

12.                    O jogador deverá continuar a tacar se embolsar primeiro uma bola da sua série e de seguida na mesma tacada embolsar uma ou mais bolas do adversário. Se acontecer o contrário, perde a tacada.

13.                    O jogo consiste em jogar cada qual às suas. É permitido o jogador jogar às bolas do adversário, jogar para o triângulo, jogar à preta, ou não dar em nenhuma bola, nessas situações o jogador tem como castigo retirar uma bola sua que esteja embolsada, colocando-a no triângulo.

14.                    No caso de bolas de jogo projectadas para fora da mesa aplicam-se as seguintes regras:
a.    Bola do jogador: Encostada à tabela, no lado do triângulo, junto ao ponto. Se estiver ocupado, passa para a tabela oposta, retirando uma bola sua que esteja embolsada, colocando-a dentro do triângulo.
b.   Bola do adversário: será embolsada.
c.    Bola preta: Perde a partida, excepto na tacada de saída.
d.   Bola branca: Perde a tacada e saca uma bola de jogo caso haja com reposição no triângulo e bola branca na meia-lua.

15.                    São consideradas faltas para sacar bola e perder a tacada quando:
a.    O Jogador tocar com qualquer parte do corpo, da roupa ou do taco que não a sola nas bolas de jogo.
b.   O jogador com a bola branca não tocar em qualquer bola da sua série ou projectar a mesma para fora do bilhar.
c.    Sempre que embolsar a bola branca em qualquer tacada com excepção para as regras aplicáveis à bola 8.

16.                    Regras da bola 8:
a.    No caso de o jogador estar a jogar à bola 8 e embolsar a branca com bolas do adversário na mesa, terá apenas que sacar uma bola da sua série e ceder a tacada ao adversário. Esta regra aplica-se também no caso não acertar na bola 8 com a branca independentemente de a embolsar ou não.
b.   É permitido embolsar a preta com o repique da branca.

17.                    O jogador perde a partida quando:
a.    Independentemente de haver em cima da mesa bolas de jogo do adversário, embolsar a preta antes de terminar a sua série.
b.   Embolsar a preta, tocando esta numa bola do adversário antes de entrar.
c.    Embolsar a preta e a branca na mesma tacada em qualquer fase do jogo, com excepção para a tacada de abertura.
d.   Projectar a preta para fora da mesa de bilhar.
e.    Não tocar na bola 8 com a branca quando estas forem as únicas bolas em jogo ou tocar em qualquer uma delas com o corpo, taco ou roupa.

18.                    Em caso de empate pontual valem as partidas ganhas, se subsistir ainda o empate passa a valer o confronto entre ambos.

19.                    Lei do Bom Senso: O silêncio deve de imperar, não é permitido os jogadores falarem.

20.                    Pagamento do bilhar será efectuado entre ambos os jogadores.

21.                    Em última análise caberá sempre ao árbitro decidir sobre toda e qualquer situação não prevista nas regras acima descritas nos casos em que os jogadores por si só não cheguem a acordo.



A organização
                           
                            António Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário